domingo, 1 de agosto de 2010




Fui em um seminario sobre Movimento Estudantil.O debate da universidade e educação me desperta muito interesse, sempre entro em conflitos de pensamentos sobre a militância, com o ENEPe isso ficou mais aflorado nas ultimas semanas, para a minha alegria encontrei companheiros que estão ajudando a me orientar.O prof. Willer(pra variar...rs) tem me feito tão bem, sempre com suas falas acolhedoras, o "amigo critico" como ele se considera, esta sempre por perto, ouve, critica, próximo para conversas,ele tem a mania de responder perguntas e emails em meio aos espaços de assessoria que faz.Penso como ele consegue ser tão sensivél.Ele disse que é preciso desejo.Desejo para mostrar as pessoas o que você quer, as lutas precisam ser desejadas!
e assim estou buscando esses dias, colocando mais fé, masi desejo em tudo o que faço.Sei que não será possivel fazer tudo o que quero neste periodo, ou melhor, não conseguirei fazer da mesma forma, porque o planejado sempre muda, as coisas não são estáveis e nem devem ser.
Tenho aprendido tanto e o mais bonito é que tenho percebido, me sinto em paz comigo quando reconheço os saberes que as pessoas trazem.Ontem li um post no blog da Rebeca que me fez lembrar de que o amor vai se fazendo no cotidiano mesmo.A sua postagem trouxe uma experiência de contato com uma senhora que trabalha catando latinhas, a Rebeca foi até essa senhora e a ajudou a catar.Fiquei pensando no ajudar a catar, como é preciso viver junto o que as pessoas vivem: suas angustias, alegrias.As vezes temos a mania de nos acharmos os bons, os que tem a capacidade de levar a ajuda, e esquecemos o quanto essas pessoas nos ensinam, temos que trabalhar juntos, sentir juntos, e mudar essas injustiças juntos.
Infelizmente o sistema tem feito com que as pessoas desacreditem na mudança, pois tudo é normal.

Que normal é esse que exclui negros?
...que agride e desvaloriza a mulher?
...que acha um povo superior a outro?
...que pessoas passam fome?
...que finge não existir doenças como a AIDS?
...que não escuta as crianças?
...

Tive uma conversa com meu tio, nela só foi afirmado como as pessoas acham que temos o que merecemos, e isso não é real.Quem merece sofrer?

Tenho tantas angustias desse assunto, quero poder parar para escrever sobre esta experiência, mas hoje não vai dar, porque estou me desorganizando para organizar...
e lá vamos nós! (como diria a tiazinha do pica-pau, ala Ricardo hehe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário